A Guerra das Correntes

tesla e thomas edison

A Guerra das Correntes

A Guerra das Correntes

A maior parte das casas e empresas hoje em dia, são alimentadas por eletricidade em corrente Alternada(CA), padronizada e segura. Isso explica, em parte, o fato de que a maioria das pessoas não se preocupa com a segurança ao conectar um dispositivo elétrico na tomada. Mas nem sempre foi assim.

Há mais de cem anos, Thomas Edison e Nikola Tesla travaram uma disputa que ficou conhecida como “A Guerra das Correntes”. Thomas Edison, o defensor da energia em CC, acreditava que os bairros usariam energia de pequenos geradores localizados nas proximidades.

Nikola Tesla, imaginou um sistema no qual grandes geradores centralizados enviariam energia através de longas linhas de transmissão.

George Westinghouse, o pai da rede elétrica moderna, optou pelo sistema em CA de Tesla, e o resto ficou para a história.​

arco eletrico

Por que os sistemas em Corrente Alternada são mais seguros ?

Os sistemas elétricos em CC, normalmente são de maior tensão e devem ser monitorados de perto para evitar o fenômeno conhecido como “arco voltáico”, que representa um risco significativo de incêndio e choques elétricos.

Mesmo uma pequena falha do equipamento, como um cabo danificado ou uma conexão elétrica solta, pode gerar um arco voltáico. Uma vez que um evento desses é desencadeado, é difícil pará-lo, porque a tensão nos sistemas de CC é constante, e você deve ser capaz de interromper o circuito ou o arco continuará.

No sistema elétrico em CA, o fluxo de elétrons que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único, variando 60 vezes por segundo(no caso do Brasil). Essa variação dificulta a formação de um arco voltáico, mitigando um dos maiores riscos de quando se trabalha em CC.

Os sistemas solares que utilizam Inversores “de parede”, trabalham em corrente contínua, e por vezes também utilizam altas voltagens, aumentando muito os riscos de incêndio. Como se já não bastasse, ainda são instalados dentro do imóvel.​

Já os sistemas de energia em CA, como os sistemas que utilizam Micro Inversores APsystems , sempre operam em baixa tensão. Esse é um recurso de segurança que traz benefícios não só aos proprietários dos imóveis, mas também dos instaladores de energia solar, e aos técnicos das concessionárias de energia.

É importante certificar-se que amigos e familiares estarão seguros quando em contato com os produtos que você traz para dentro de seu imóvel, incluindo sistemas de armazenamento e de produção de energia no telhado. Ao escolher um sistema em Corrente Alternada, você estará tão seguro quanto com qualquer aparelho elétrico doméstico de qualidade.

A eletricidade em CA já venceu a “Guerra das Correntes” há mais de um século, devido à sua segurança e confiabilidade. Não há motivo para travarmos novamente esta guerra em nossos telhados. Os riscos são desnecessários.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta